O presente texto tem como objetivo central promover uma reflexão sobre a inclusão de uma educação cívica na Primeira República, através de intelectuais que acreditam que o amor à pátria deve ser ensinado nas escolas e que esse patriotismo deve fazer parte do projeto de educação no Brasil, naquele contexto histórico. Gostaríamos de problematizar qual a proporção que essa educação cívica ocupou nesse projeto de educação, no sentido de ter ultrapassado ou não a linha tênue de um nacionalismo exacerbado e uma educação patriótica ufanista.
Escolhemos dois intelectuais que trazem em suas obras essa questão da educação cívica e patriótica muito presente: José Veríssimo e Olavo Bilac, que embora não sejam da mesma geração, foram contemporâneos.
Vemos Veríssimo e Bilac como intelectuais mediadores, segundo o conceito metodológico de Sirinelli, na medida em que eles foram atores político-sociais em várias frentes no campo da Educação, através de seus livros, artigos em jornais e inclusive com cargos de gestão pública na educação. Foram membros fundadores da mesma instituição, a Academia Brasileira de Letras (ABL), que os coloca em um espaço de prestígio intelectual na época, compartilhando, nesse caso, a mesma rede de sociabilidade.
À luz desse conceito de intelectual mediador, escolhemos uma obra de cada autor para analisarmos não em sua totalidade, mas no que diz respeito à questão central desse texto que é o patriotismo, o amor à pátria e a educação cívica no projeto de educação na Primeira República. A Educação Nacional foi a obra escolhida de autoria de José Veríssimo e Poesias Infantis foi o livro de Olavo Bilac selecionado para tal análise.
Entendemos que os dois autores veem a Educação de forma ufanista, como salvadora da pátria. Como se a educação sozinha, fosse resolver todos os problemas do país. A educação cívica e o amor à pátria, ocupam um espaço nas duas obras que é muito difícil não cair na armadilha do exagero.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1