A presente pesquisa tem como objetivo, analisar a gênese e o repertório de saberes constituídos durante a formação inicial na relação universidade-escola, vivenciada por licenciandos que integram o Grupo PET Interdisciplinar da UFF que, junto à comunidade escolar, desenvolve projetos de trabalho inspirados pela perspectiva interdisciplinar. Tem, ainda, a finalidade de investigar percursos formativos e saberes tecidos pelos professores da escola pública que participam do projeto, ocasionados por esta relação. Partindo destas interlocuções, nos utilizaremos da abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, no qual privilegiaremos o contato direto da pesquisadora com os ambientes investigados: escola e universidade, considerando o período da pesquisa com a pandemia COVID-19. As informações que emergirem deste percurso serão coletadas por meio de análise documental, gravações em áudio das observações e das entrevistas narrativas a serem realizadas com os sujeitos envolvidos: tutora, professores e licenciandos do referido Grupo. Estes dados serão selecionados e analisados em sintonia com o referencial teórico relativo à temática. Julgamos que por meio desta investigação teremos a oportunidade de compreender, em que medida, os estudos e as práticas desenvolvidas pelo Grupo PET Interdisciplinar da UFF, mediante o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, têm contribuído para a formação dos futuros professores, assim como para a formação continuada dos professores de profissão, participantes desse trabalho, sem falar da relação estabelecida entre a universidade-escola, ponderando sobre o que foi realmente possível durante o período de pandemia e suas evidências às aprendizagens construídas, coadunando com os estudos que abrangem a temática da formação docente (GATTI, 2020; NÓVOA, 2017).
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1