O objetivo do trabalho é realizar uma análise do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pela perspectiva da refração política. De acordo com Santos (2012), a refração política indica que a letra da lei sofre modificações, em menor ou maior grau, quando é implementada. Assim, justifica-se a escolha desta perspectiva, na medida em que se entende que a falta de aprimoramento e investimento na educação de jovens e adultos (EJA) não se deve exclusivamente à legislação pertinente a esta modalidade de ensino, mas também à distorção no momento de sua implementação. Apesar de remeter aos Jesuítas, conforme Di Pierro, Joia e Ribeiro (2001), a EJA passou a ser objeto de políticas públicas concretas nas décadas de 1940 e 1950 por meio de diversos programas e ações governamentais. No entanto, uma EJA integrada à formação inicial e continuada de trabalhadores no ensino fundamental e, integrada à educação profissional técnica no ensino médio só ocorreu no ano de 2006, quando da criação do PROEJA. A oferta da EJA pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica visava ao rompimento de processos de exclusão, assim como conceder caráter inovador à oferta de EJA (BRASIL, 2006). No entanto, a refração política do PROEJA não resulta apenas das políticas em nível de Governo Federal, mas também das práticas adotadas nas unidades executoras. Isto posto, ressalta-se a necessidade de articulação política da sociedade civil para enfrentamento da leitura instrumental que é feita a respeito da EJA, o que pode ser feito através da aproximação dos atores sociais e de diversas instituições públicas.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1