Este trabalho é parte da pesquisa de doutorado neste PPGEd-UFF e busca tecer algumas reflexões sobre a formação docente em Licenciaturas em Ciências Naturais/da Natureza (LCN) no Brasil, buscando compreender, sua proposta, configuração curricular e desdobramentos. A formação de professores da disciplina escolar Ciências no Ensino Fundamental se deu juntamente com a licenciatura em História Natural, mas as especificidades dessa disciplina, provoca indagações quanto à pertinência de uma formação adequada às suas características, proposta, para iniciar os estudos sobre ciências, com uma visão generalista que integraria os diversos campos das ciências da natureza. A Licenciatura Curta (dois anos) em Ciências (criada entre1960-70), objetivou formar docentes de Ciências e Matemática, com uma ideia de ciência integrada (AYRES; SELLES). Apesar do fim desse curso, tal concepção parece não ter sido abandonada e, ao que nosso estudo futuro pretende adensar, tem sido ressignificada ao longo da história da formação docente. Nos últimos 20 anos ocorre um aumento do número de LCN (com até quatro habilitações), com uma formação ora específica, ora interdisciplinar/integradora, tornam a formação docente em Ciências alvo de reflexões sobre a superação de modelos disciplinares específicos. Ademais, tal formação pode esbarrar nas atuações profissionais das áreas específicas, como a Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB), e nos faz pensar sobre o futuro dessas licenciaturas em meio a reformulações curriculares, como a Base Nacional Comum Curricular. Assim, questionamos: qual o futuro da LCB frente à expansão da LCN? Qual o futuro dos professores das licenciaturas específicas frente a LCN com formação ampla? Face a essas disputas por sentidos, modelos e políticas públicas para a formação docente, questões ligadas à constituição da profissionalidade e identidade docente de quem atua no ensino de Ciências se reatualizam, tornando potentes e sensíveis para a investigação que se inicia.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1