A corrente pesquisa em nível de doutoramento em Educação procura compreender o ideal da excelência escolar, de modo a analisar os conflitos vividos pelos alunos de classes populares diante das demandas idealizadas presentes em escolas de alto rendimento. Considera alguns conceitos da Psicanálise, para tratar da questão do desejo pela excelência escolar e como há um desdobramento entre os interditos que recaem sobre essa busca e o gozo advindo com a realização do desejo (NASIO, 1997). Aqui o desejo sendo entendido como o movimento pelo qual o sujeito é descentrado, isto é, onde a busca do objeto da satisfação intenta aplacar uma falta (GREEN, 1988). Quando falamos de estudantes pobres, de forma alguma estamos considerando que suas famílias de origem são homogêneas, sobretudo do ponto de vista do tratamento em relação à escolarização dos filhos. O que se pode considerar é que, ainda que faça parte de um mesmo meio social, a maneira como cada família lida com a escola depende de uma série de recursos que vão compor as configurações familiares de forma muito singular, colocando o capital cultural familiar em condições de ser transmitido ou não (LAHIRE, 1997). Como caminho metodológico, priorizamos a pesquisa de cunho qualitativo, como uma estratégia de investigação na interface entre Psicanálise e Educação (CARNEIRO, 2018). Para tanto, também recorremos ao discurso dos jovens de classes populares em uma instituição escolar de alto rendimento, qual seja, o Colégio de Aplicação vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (o CAp da UFRJ). Por fim, visamos demonstrar como esse ideal incide sobre o inconsciente social, como aquilo que, em certos períodos e lugares, faz com os sujeitos possam compartilhar certa visão de mundo (DALAL, 2011). Assim, discutimos como esta visão compartilhada pode atravessar a constituição das subjetividades na seara educacional e endossar uma espécie de vigilância social, ao diferenciar os considerados “bons” dos supostos “maus” alunos.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1