O IDEAL DA EXCELÊNCIA ESCOLAR E A RELAÇÃO COM O INCONSCIENTE SOCIAL

  • Autor
  • Luciana Silva dos Santos
  • Co-autores
  • Marília Etienne Arreguy
  • Resumo
  • A corrente pesquisa em nível de doutoramento em Educação procura compreender o ideal da excelência escolar, de modo a analisar os conflitos vividos pelos alunos de classes populares diante das demandas idealizadas presentes em escolas de alto rendimento. Considera alguns conceitos da Psicanálise, para tratar da questão do desejo pela excelência escolar e como há um desdobramento entre os interditos que recaem sobre essa busca e o gozo advindo com a realização do desejo (NASIO, 1997). Aqui o desejo sendo entendido como o movimento pelo qual o sujeito é descentrado, isto é, onde a busca do objeto da satisfação intenta aplacar uma falta (GREEN, 1988). Quando falamos de estudantes pobres, de forma alguma estamos considerando que suas famílias de origem são homogêneas, sobretudo do ponto de vista do tratamento em relação à escolarização dos filhos. O que se pode considerar é que, ainda que faça parte de um mesmo meio social, a maneira como cada família lida com a escola depende de uma série de recursos que vão compor as configurações familiares de forma muito singular, colocando o capital cultural familiar em condições de ser transmitido ou não (LAHIRE, 1997). Como caminho metodológico, priorizamos a pesquisa de cunho qualitativo, como uma estratégia de investigação na interface entre Psicanálise e Educação (CARNEIRO, 2018). Para tanto, também recorremos ao discurso dos jovens de classes populares em uma instituição escolar de alto rendimento, qual seja, o Colégio de Aplicação vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro (o CAp da UFRJ). Por fim, visamos demonstrar como esse ideal incide sobre o inconsciente social, como aquilo que, em certos períodos e lugares, faz com os sujeitos possam compartilhar certa visão de mundo (DALAL, 2011). Assim, discutimos como esta visão compartilhada pode atravessar a constituição das subjetividades na seara educacional e endossar uma espécie de vigilância social, ao diferenciar os considerados “bons” dos supostos “maus” alunos.

  • Palavras-chave
  • Ideal da Excelência escolar, Alunos de classes populares, Inconsciente social
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 3: Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade
Voltar Download

O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.

A cada Seminário Discente há um Template

Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente

  • Eixo 1: Memória, História e Instituições Educacionais
  • Eixo 2: Democracia, Movimentos Sociais e Culturas
  • Eixo 3: Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade
  • Eixo 4: Relações Étnico-raciais, Diversidades Sexuais e de Gênero
  • Eixo 5: Infâncias, Juventudes e Educação
  • Eixo 6: Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação
  • Eixo 7: Ensino, Políticas e Educação

Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021

Comissão Científica 

  • Ana Luisa Dos Santos Aguiar
  • Bruno Venancio De Oliveira
  • Diones Bernardes Dos Santos Motta
  • Ednilsa Carmen De Mendonça
  • Franco Gomes Biondo
  • Helton Messini Da Costa
  • Heriédna Cardoso Guimarães
  • Juliana Rodrigues De Oliveira Souza
  • Jully Anne Almeida Lima
  • Laís Vianna De Oliveira
  • Larissa De Souza Mello Insabralde
  • Livia Mouriño De Mello
  • Lucas Ferreira Do Nascimento
  • Mahalia Gomes De Carvalho Aquino
  • Mariana Maia Moreira
  • Michele Morgane De Melo Mattos
  • Mônica Alves Sally
  • Natália De Abreu Nascimento
  • Pedro Alves Castro
  • Renata Araujo De Castro Fermam
  • Yaçanã Torres Do Amaral Sant’ Anna

 

Responsável

Representação Discente UBUNTU – 2021/2022

E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com

Universidade Federal Fluminense – UFF

Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF

Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.

CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.

Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h

 

Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente

Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF

Ano: 2021

ISSN: 2965-0119

Periodicidade:  Anual

Editores: 

  • Amanda Bersacula de Azevedo (Representação Discente)
  • Bruno Venancio De Oliveira (Representação Discente)
  • Mariana Linhares Pereira Resende (Sevidora Técnica-administrativa UFF)

Comissão Organizadora:

  • Profa. Dra. Iduina Edite Mont’Alverne Braun Chaves (Coordenadora do evento)
  • Profa. Dra. Dinah Vasconcellos Terra (Coordenadora do PPGEdu/UFF)
  • Profa. Dra. Mônica Vasconcellos de Oliveira Farias (Coordenadora do PPGEdu/UFF)
  • Profa. Dra. Cecília Maria Aldigueri Goulart
  • Profa. Dra. Claudia Maria Costa Alves de Oliveira
  • Prof. Dr. Gilmar Oliveira da Silva
  • Profa. Dra. Maria Ciavatta Pantoja Franco
  • Amanda Bersacula de Azevedo (Representação Discente)
  • Bruno Venâncio de Oliveira (Representação Discente)
  • Diones Bernardes dos Santos Motta  (Representação Discente)
  • Juliana Rodrigues de Oliveira Souza (Representação Discente)
  • Romã Duarte Neptune (Representação Discente)
  • Taís de Almeida Costa (Representação Discente)

Comissão da Cultura 

  • Lucimere Bezerra Costa
  • Romã Duarte Neptune
  • Karen Acioly
  • Laís de Paula Pereira

Comissão da Comunicação

  • Taís de Almeida Costa
  • Bruna Garcia da Cruz Canellas
  • Gisele da Mota Lyra
  • Cássia Barbosa
  • Ana Paula Valle

Comissão de Logística

  • Amanda Bersacula de Azevedo
  • Eleonora Abad
  • Maian Capela Soares
  • Francisco Josimar Ricardo Xavier
  • Hosana do Nascimento Ramôa
  • Isabel Silveira da Silva Leite
  • Brunno Amâncio Marcos
  • Júlia Dionísio Cavalcante da Silva
  • Pedro Nogueira Marins
  • Maria Cristina de Queiroz Barbosa
  • Vinicius Cavalcanti de Melo

Comissão Científica 

  • Ana Luisa Dos Santos Aguiar
  • Bruno Venancio De Oliveira
  • Diones Bernardes Dos Santos Motta
  • Ednilsa Carmen De Mendonça
  • Franco Gomes Biondo
  • Helton Messini Da Costa
  • Heriédna Cardoso Guimarães
  • Juliana Rodrigues De Oliveira Souza
  • Jully Anne Almeida Lima
  • Laís Vianna De Oliveira
  • Larissa De Souza Mello Insabralde
  • Livia Mouriño De Mello
  • Lucas Ferreira Do Nascimento
  • Mahalia Gomes De Carvalho Aquino
  • Mariana Maia Moreira
  • Michele Morgane De Melo Mattos
  • Mônica Alves Sally
  • Natália De Abreu Nascimento
  • Pedro Alves Castro
  • Renata Araujo De Castro Fermam
  • Yaçanã Torres Do Amaral Sant’ Anna

 

Anais do I Seminário Discente 2010

Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4

Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0

Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8 

Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1