As obras de Lev Semionovitch Vigotski chegaram ao Brasil nos anos 1980 e impactaram o campo científico, principalmente, da educação e da psicologia. Prestes (2010) evidenciou que os primeiros textos do autor a que tivemos acesso sofreram, além da censura imposta pelo regime soviético, cortes e deturpações por parte de divulgadores do trabalho do cientista no Ocidente. Livros organizados nos EUA, pelos quais o Brasil conheceu a obra do pensador, podem ser classificados como “atribuídos” a Vigotski, pois contêm graves equívocos de tradução, omissões e deturpações. Entretanto, até hoje, figuram em bibliografias de cursos acadêmicos de graduação e pós-graduação em nosso país. Este trabalho tem como objetivo apresentar discussões em torno de traduções e interpretações das obras de Vigotski no Brasil, focando as realizadas no âmbito do Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação da Teoria Histórico-Cultural – NUTHIC, coordenado pelas professoras Zoia Prestes e Elizabeth Tunes. Como metodologia, apresentaremos a revisão bibliográfica de obras recentemente publicadas no Brasil: Imaginação e Criação na Infância (2018), 7 Aulas de Vigotski: sobre os fundamentos da pedologia (2018), Psicologia, Educação e Desenvolvimento: escritos de Vigotski (2021) e Problemas da Defectologia – V. 1 (2021). A teoria histórico-cultural de Vigotski repercute em diferentes campos de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas. Tal fato pode ser constatado pelo amplo espectro dos trabalhos científicos realizados por membros do NUTHIC de diferentes campos de atuação profissional e científica como: a questão do multilinguismo de crianças refugiadas, o conceito de liberdade em Vigotski e Spinoza, o problema do desenvolvimento cultural humano, entre outros. Após 125 anos do seu nascimento, celebrado em 2021, as ideias de Vigotski nos instigam a refletir sobre questões atuais da educação, apresentando perspectivas e possibilidades ainda não realizadas.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1