Este trabalho é parte de uma pesquisa de doutoramento que se encontra em fase inicial de realização. Nele, apresentamos dados da investigação empreendida com vistas a identificar possíveis contribuições de grupos de pesquisa com enfoque colaborativo para o desenvolvimento profissional docente. O estudo envolve integrantes de um grupo de pesquisa (o FORMAR/CNPq - FEUFF) que reúne licenciandos, professores da Educação Básica, alunos da pós-graduação stricto sensu e professores do Ensino Superior. Ao longo do seu desenvolvimento levantaremos, selecionaremos e analisaremos registros (fotos, gravações em vídeo, anotações, atas das reuniões, entrevistas etc.) que nos ajudem a contextualizar as trajetórias formativas dos partícipes, a produção, a organização, as especificidades do grupo e as relações existentes entre os diferentes sujeitos que o compõem sob a ótica da colaboração. Para sua efetivação, alguns conceitos despontam como importantes: grupo colaborativo, pesquisa colaborativa e colaboração (CRECCI e FIORENTINI, 2018; IBIAPINA, 2016); DESGAGNÉ, 2007; NACARATO, 2006); bem como os sentidos de formação, identidade e desenvolvimento profissional docente (GATTI, 2019; NÓVOA, 2017; TARDIF, 2014; MARCELO, 2009; PIMENTA, 1999), além do debate sobre as relações entre universidade e escola básica (ZEICHNER, 2010). A investigação em questão inclui-se no cenário das pesquisas qualitativas, cujo início se deu por meio da realização de uma busca junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP-CNPq), com foco nos grupos do Brasil que atuam sob a perspectiva colaborativa. Os resultados preliminares apontam que, dentre 3.595 grupos da área da Educação, 69 evidenciam aproximações com a temática selecionada. Estes grupos estão situados em universidades localizadas em todas as regiões do Brasil, com forte predominância no Sudeste e Nordeste, o que nos mobiliza a continuar as investigações a fim de compreendermos as especificidades de cada um e as razões para tal prevalência.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1