Desde uma ruptura com os modos usuais com que as questões ambientais vêm sendo discutidas e entendidas na atualidade, o presente texto busca a experimentação de pensamentos ecológicos invisibilizados e desqualificados pelo projeto moderno capitalista. Provocada pela minha inserção na gestão de um Ponto de Cultura componente da Rede Nacional de Pontos de Cultura e Memória Rurais (RNPCMR), me debruço sobre as seguintes perguntas: Como o movimento de articulação da rede tem contribuído para um “remundiar”, fazer mundo de outro modo? Quais paisagens têm sido produzidas pelo entrelaçamento de modos de habitar, ensinar, aprender e fabular mais-que-humanos? Quais educações (ambientais) emergem dessas paisagens tecidas e tramadas pela rede? A rede é composta por trinta organizações que atuam em territórios ameaçados pelos grandes empreendimentos, agronegócio, fechamento de escolas do campo, especulação imobiliária e paralisia na demarcação das terras quilombolas, indígenas e da reforma agrária. Uma rede que, mais do que ativista ecológica, tem se ativado ecologicamente pelas alianças 2 afetivas multiespécies tecidas nos seus territórios (TSING, 2019). É no encontro com devires-outrem ressaltados pelas linhas de potências das narrativas ecológicas menores proferidas por vozes dissonantes na rede, que busco os vestígios de mundos que os territórios rurais têm produzido a partir dos seus modos de existências singulares e das suas alianças mais-que-humanas. Partindo dessa perspectiva e do desejo de fazer irromper a função fabuladora (DELEUZE, 1993) que se dá entre os povos da floresta, das águas e do campo, a presente pesquisa dá a ver e ouvir - através de narrativas, saberes, fazeres, expressões artísticas e suas manifestações nos territórios - a invenção de um povo por vir que acontece enquanto esses povos tecem alianças afetivas multiespécies, nos convidando a transitar por diferentes mundos e a engendrar alianças mais-que-humanas que evoquem uma certa radicalidade.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1