O trabalho reflete sobre questões relativas ao ensino da cultura popular e do folclore dentro dos ambientes de educação formal e de como esses elementos podem contribuir para a formação das identidades de sociedades, tais quais a brasileira. A partir do momento que analisamos de perto como esses elementos fazem parte não só da cultura, mas também da política, poderemos realizar uma análise mais consciente do seu papel na formação da Identidade Nacional Brasileira, assim como, refletir sobre os meios utilizados para a reprodução dos costumes, modos de sentir, pensar e agir de um povo. Discute ainda, sob uma perspectiva histórica, como os Estados, de maneira geral, utilizam esses elementos culturais em suas estruturas para organizar uma certa coesão social que lhe foi benéfica em momentos anteriores – durante a afirmação dos Estados Nacionais - e continua sendo no presente, a partir do momento em que reforçar uma semelhança é também reforçar uma diferença em relação às outras sociedades. Assim, estudar sobre como essas práticas culturais são sistematizadas dentro das instituições formais de ensino pode ser esclarecedor em muitos aspectos, porém, precisamente neste trabalho, sobre as questões pertinentes à formação da identidade nacional, dando sentido às suas práticas cotidianas e continuidade à cultura local/nacional. A cultura local é intencionalmente citada neste momento para evidenciar que embora o Brasil seja um país continental, com múltiplas culturas locais, ainda assim, possui elementos culturais que perpassam, através da história, as diferentes regiões e de certa forma as integra legitimando o sentimento de pertencimento.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1