Apesar do grande número de pesquisas em capoeira em variados programas de pós-graduação, uma abordagem específica para pensar o racismo estrutural que a permeia, ainda não parece ser proporcional. Pensá-la como um espaço de formação e propagação da cultura e história negras, onde muitas vezes não se discute o racismo, pode parecer um contra senso, porém é o reflexo de nossa sociedade. A partir das dúvidas e incômodos que me acompanham há algum tempo, a capoeira vivida por mim, tornou-se mais do que um tema, mas questões-problemas cruciais para iniciar minha pesquisa no doutorado: Como me abrir para tentar ver o outro lado de algo no qual eu já construí tantas certezas? Como essa paixão pela capoeira me afeta no fazer de uma pesquisa com o cotidiano? Muitos pesquisadores sobre a capoeira partem de uma relação direta com a mesma (como no meu caso), dando a entender que atualmente as dúvidas são de quem já está dentro. Assim disposto, esta pesquisa se insere no campo da Educação, com referências nos Estudos do Cotidiano e na Educação Popular, dando destaque às complexidades humanas e considerando a subjetividade implicada às experiências e às histórias de vida como processos de formação. Pretende-se trabalhar com as metodologias de estudos das relações étnico-raciais, estudos de narrativas, textos autobiográficos e escrita ensaística para oferecerem perspectivas para uma pesquisa que não se pretende hegemônica, pensando como a capoeira contribuiu para reforçar o meu sentido de negritude, e como ela atua no processo de construção/reforço da negritude de capoeiristas que ensinam essa arte, A fundamentação teórica da pesquisa se dará por autores que chegaram neste campo muito tempo antes de mim: Júlio César Tavares, Alejandro Frigerio, Letícia Reis, Luiz Renato Vieira, Carlos Eugênio Soares, me ajudam a pensar a Capoeira. Ao alinhá-la às relações raciais trarei autores fundamentais como Azoilda Loretto da Trindade, Nilma Lino Gomes, Muniz Sodré, dentre outros.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1