O estudo a ser desenvolvido, nasceu após a experiencia da realização de rodas de conversa entre os professores do AEE e professores, pedagogo (ou diretor) da escola comum, voltadas para a inclusão. O objeto do estudo é o papel do trabalho colaborativo entre o atendimento educacional especializado/ AEE e a escola comum no processo de inclusão dos estudantes autistas. O objetivo geral: compreender qual é influência do trabalho colaborativo, entre o pedagogo (ou diretor), professores do AEE e a escola comum, no processo de inclusão dos estudantes autistas nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, os específicos são: conceituar o que é o autismo, a partir das principais correntes científicas (visão sintomatológica, neurodiversidade e psicanálise); discutir a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, através de um breve resgate histórico, a fim de evidenciar a importância da constituição do AEE; realizar rodas de conversa entre o pedagogo (ou diretor), professores do AEE e a escola comum para o estabelecimento do trabalho colaborativo; analisar a pertinência do trabalho colaborativo, através de rodas de conversa, entre o AEE e a escola comum, no processo inclusivo do estudante autista e, identificar as implicações do trabalho colaborativo no processo de inclusão do estudante autista, a partir da organização e análise dos dados, referentes as rodas de conversa sobre a prática pedagógica. O referencial teórico do estudo são (MITTLER, 2003; PLETSCH, 2010; GLAT e PLETSCH, 2011; BORGES, 2020) que contribuem na discussão sobre a inclusão, educação especial e AEE; (DAMIANI, 2008; MARIN, BRAUN, 2013; MENDES, VILARONGA, ZERBATO, 2018; CAPELLINI, 2019) que trazem a abordagem do ensino colaborativo entre a educação especial e ensino comum. O estudo será baseado na pesquisa qualitativa, dentro da proposta da pesquisa ação, a partir da realização de rodas de conversa, aplicação de entrevista semiestruturada e formulário, tendo como referência (BORGAN e BIKLEN,1994).
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1