As políticas públicas estabelecem diretrizes para formação e atuação docente e, ao mesmo tempo, significados para a carreira docente através da formação de perfis que influenciam os processos identitários docentes. Por isso, utilizamos o enfoque biográfico narrativo e colocamos em diálogo os estudos sobre esses perfis e as narrativas de três docentes de Química (Fábio, Clara e Marcelo) para compreender em que medida os processos identitários docentes se encontram ameaçados diante dos ataques históricos à educação. Durante o governo FHC o perfil estabelecido pelas políticas públicas visava estabelecer identidade única e essencializada como padrão de qualidade, reforçando pressupostos de senso comum que definem a docência como algo menor (ZUCOLOTTO, 2010). Nas políticas do governo Lula o perfil docente liga-se aos ideais de justiça social e democracia (CRAVEIRO, 2014). A partir do governo Temer o perfil docente reflete intenso processo de “desprofissionalização”, secundarizando a autonomia e a criatividade dos docentes, ao estabelecer identidade única para docentes de todo território nacional e formatar as licenciaturas às ideias de gerencialismo e performatividade (BALL, 2014). Desta maneira, essas políticas atingem a autoestima dos professores e tentam esvaziar o sentido de exercício profissional pretendido por muitos deles. Todavia, é no interior da vivência escolar, quando conjugados história de vida e compromissos profissionais, que florescem desejos e práticas inusitadas, que conferem certa imponderabilidade à atividade docente e provocam revisões e resistências que colocam as identidades em movimento.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1