Esta pesquisa em andamento, está investigando (ex) participantes de um grupo de música percussiva e a sua experiência sociocultural. Dentre os meus interesses, pretendo examinar se identifico práticas matemáticas outras nos processos sociais que elas/eles estão ou estiveram envolvidas(os) (D’AMBROSIO, 1990; 2005; GERDES, 2010; GESCO, 2012). Pelo menos duas questões serão objetos de preocupações, uma é sobre o que a história (re) constituída dos (ex) integrantes da Banda Guadalaxé, pode narrar sobre seus fazeres e saberes outros? (BARBISAN, 2017; TEIXEIRA, 2015); a outra é, as narrativas dos (ex) integrantes da Banda Guadalaxé indicam alguma evidência de terem obtido contribuições para o enfrentamento de desigualdades sociais? (GOMES, 2012) Estas preocupações se tornam relevante pois o grupo era constituído predominantemente de pessoas negras, oriundos do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro (SILVA, 2005). Como procedimento metodológico optei pelo estudo de caso qualitativo para auxiliar na investigação (ANDRÉ; LÜDKE, 1986; GIL, 1991). Como instrumento básico na coleta de dados, utilizarei a entrevista compreensiva (KAUFMANN, 2013) com integrantes e/ou (ex) integrantes do grupo percussivo. Inicialmente contarei com pelo menos dois ex-integrantes que serão os informantes e, que contactarão outros ex participantes, utilizando-me da técnica de amostragem de bola de neve, para a inclusão de novos participantes. Outro instrumento de coleta de dados será a utilização de um questionário semiestruturado onde novas informações serão disponibilizadas. Um terceiro instrumento pensado foi o desenho do instrumento que mais gostam de tocar (GARDNER, 1994). Portanto, a música, em particular a percussiva, apresenta-se neste trabalho como ferramenta operacional de criação, ousadia e diferencial de luta, um instrumento da práxis política.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
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Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
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Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1