Esse trabalho tem como objetivo apresentar, em linhas gerais, meu projeto de tese a fim de estabelecer um diálogo voltado ao processo de formação docente no que diz respeito a mobilização de saberes ligados a formação docente e os saberes adquiridos no exercício da profissão, tendo como centralidade professores dos cursos de Licenciatura que tiveram experiência como coordenadores/as de área no o Programa Institucional de Bolças de Iniciação à Docência – PIBID. A integração entre Universidade e Escola de Educação Básica é foco nos estudos de Ludke (2011) e Nóvoa (1992), com destaque no desenvolvimento dos estágios curriculares nas licenciaturas, de projetos institucionais como o Programa de Educação Tutorial e de Programas de incentivo e valorização ao magistério, no âmbito da formação inicial e continuada, como o PIBID criado em 2007. Participei do PIBID como coordenadora de área de Educação Física, entre os anos de 2014 à 2018 e pude perceber que as práticas construídas e vivenciadas coletivamente com os/as estudantes da graduação e os/as professores da educação básica de escolas públicas, se aproximam do que Ibiapina (2008) considera ser um trabalho colaborativo. Essa experiência me oportunizou vivenciar práticas de formação que me fizeram revisitar metodologias e referenciais utilizados, possibilitando reestruturar as disciplinas que ministrava no curso de Licenciatura em Educação Física da UFF e, substanciando meus argumentos pedagógicos no ajuste curricular ocorrido no curso em 2018. Considerando a extensão desse programa governamental, me proponho a realizar uma pesquisa que objetiva identificar na narrativa de outros/as coordenadores/as de área questões que marcaram suas vivencias no PIBID e transformaram sua atuação como professor formador. Considero que o trabalho metodológico com as narrativas formativas é significativo para compreender em diálogo com esses/as professores/as os sentidos produzidos com a experiência proporcionada pelo PIBID.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1