Este trabalho tem como objetivo levantar novas discussões a respeito da educação matemática no estado do Rio de Janeiro nas décadas de 50, 60 e 70 partindo das experiências do Colégio Nova Friburgo (CNF). O Colégio, de ensino secundário, foi fundado em 1950 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e funcionou até o ano de 1976 em instalação pomposa na cidade de Nova Friburgo (SANTOS, 2005). Mesmo tendo sido fundado nove anos antes de serem regulamentadas as classes experimentais no Brasil, o CNF foi considerado de caráter experimental majoritariamente por romper com a rigidez curricular vigente na época. (NUNES, 2000) A instituição, junto com a FGV, editou durante 14 anos de sua existência o periódico Revista Curriculum. Dentre outros temas, a Curriculum divulgava práticas pedagógicas realizadas pelo corpo docente do colégio. (SANTOS, 2005) Este trabalho apresenta um primeiro mapeamento de algumas das práticas pedagógicas no âmbito da educação matemática que foram veiculadas por meio deste periódico a fim de colaborar com novas discussões para o campo de História da Educação Matemática. Para que se compreenda a relevância do CNF como instituição de ensino, o presente artigo expõe também um breve histórico do cenário da educação brasileira dos anos 30 até a década de 50, tendo em vista esclarecer o contexto em que foi idealizado e fundado o CNF e suas especificidades.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1