O objetivo deste trabalho é narrar as diversas táticas (Certeau, 1998) criadas por adolescentes e jovens para tentar burlar as dificuldades causadas pelas desigualdades sociais e então participar de encontros do RapLab, uma atividade de produção de conhecimento em rede através do rap, durante a pandemia.
O RapLab, que por muitas vezes foi percebido como uma oficina de rap, hoje é entendido como uma atividade de produção de conhecimento em rede, que permite que um grupo de pessoas que nunca teve contato com o rap possa compor coletivamente uma música.
Durante muito tempo acreditou-se que essa composição era o objetivo principal do RapLab, contudo fomos percebendo que a composição não era a única produção possível nessa atividade.
Percebemos que os temas discutidos durante os encontros deveriam ter sua devida atenção, pois são temas importantes para a formação do cidadão, principalmente os cidadãos pretos e periféricos, os que normalmente ocupam o lugar subalternizado (SPIVAK, 2010) em nossa sociedade, e os que consequentemente têm suas vozes negligenciadas.
Alguns dos temas sugeridos e discutidos pelos participantes do RapLab durante a pandemia foram racismo, homofobia, machismo, ansiedade, depressão, etc.
Temas estes que normalmente não fazem parte do currículo escolar oficial e não são frequentemente discutidos em casa, mas que são discussões recorrentes em espaços de organizações sociais e populares, lugares estes que visam "ajudar o negro (e a negra) a se libertar(em) do arsenal de complexos germinados no seio da situação colonial" (FANON, 2008, p.44).
Segundo Fanon (2008) "uma sociedade é racista ou não o é", e eu, enquanto homem preto e periférico, posso afirmar que a sociedade brasileira é.
Carolyn, aluna de bell hooks, disse durante uma aula que "quando você aprende a se examinar criticamente, vê tudo ao seu redor com um outro olhar” (hooks, 2017, p.159) e é justamente esse movimento de auto-exame crítico que é proposto para os jovens participantes do RapLab.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1