Na análise da realidade educacional brasileira é possível verificar um intenso movimento de protagonismo do empresariado na formulação de políticas e no desenvolvimento de variados tipos de parcerias com as escolas públicas, acentuado principalmente com a contrarreforma neoliberal da década de 1990. O presente trabalho, como fruto do desenvolvimento da dissertação de mestrado, visa debater a mercantilização da educação pública por meio da ascensão das parcerias público-privadas (PPPs) oriundas das organizações da sociedade empresarial (MOTTA e ANDRADE, 2019), isto é, de certos aparelhos privados de hegemonia (APHs) da burguesia, que neste caso são as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), as Organizações Sociais (OSs), Organizações Não Governamentais (ONGs) e as Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos (FASFILs). A ascensão desses aparelhos privados de hegemonia das frações empresariais ocorre principalmente no contexto de reestruturação produtiva via gerência neoliberal (ANTUNES, 2009), tendo como marco o “Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado” (PDRAE) de 1995, formulado por Luís Carlos Bresser Pereira, que instituía formas de limitar a ação do Estado, flexibilizando as relações de trabalho e repassando a gestão dos “serviços públicos não-estatais” (educação, saúde, museus, etc.) para as organizações da sociedade civil (OSs, OSCIPs, FASFILs, ONGs) (BEHRING, 2008). O nítido movimento de empresariamento e mercantilização da educação, demonstra como as parcerias público-privadas (PPPs) carregam fortes ideários da agenda neoliberal de desmonte dos serviços públicos, com privatizações, sucateamento das instituições e com a precarização do trabalho, bem como, expressa quais são os interesses da agenda de contrarreforma das frações empresariais para com a função sociotécnica da escola pública.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1