Este resumo tem como objetivo destacar alguns elementos que vêm sendo tratados na pesquisa em curso. A partir de reflexões sobre práticas culturais e de demarcações de um movimento pedagógico dos sujeitos das classes populares em contextos periféricos da cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, busca-se compreender os entrecruzamentos das experiências, das memórias, de processos educativos, de redes de saberes e usos de diferentes linguagens nas tramas das práticas sociais deste contexto popular. Na perspectiva política que fundamenta este trabalho, o caminho que tem sido feito leva em consideração os movimentos de educação popular, o diálogo como interação de encontros e de possibilidades de reflexões sobre as práticas de colonialidade/subalternização, cultura do silêncio/medo e as produções culturais desenvolvidas por diferentes sujeitos, dentro e fora dos espaços educativos formais, onde tem se destacado, a produção cinematográfica de jovens através de seu “cinema de pedreiro”, as experiência educativas que interligam os sujeitos em diferentes espaço-tempo e as lutas dentro e fora dos espaços educativos que diferentes artistas, animadores/as culturais, professores/as, entre outros sujeitos, fazem para manter vivo processos de conscientização, de formação humana, de compreensão e construção do lugar que se vive na relação com a história e a possibilidade de recriá-la. Nesse viés, a pesquisa tem se realizado a partir dos estudos com o cotidiano, com a reflexão da prática, aproximando-se do contexto de experiências e suas marcas na história de práticas educativas, movimentações culturais, registros e acervos de poetas/artistas, educadores/as, escolas e espaços de diferentes contextos na costura de uma imagem que colabore para fortalecer a luta por uma educação que socialize processos educativos, bem como possibilitar o diálogo permanente.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1