Resumo: O estudo tem como objeto o processo de (re) construção da Política Curricular na Rede Municipal de Duque de Caxias frente à Reestruturação Curricular (2019-2020) relacionada aos discursos, sentidos e disputas no processo vivido pelo pesquisadornarrador, mobilizados pela dimensão da experiência, formação e narrativa. A experiência no ato de narrar reverberou na perspectiva das aprendizagens e da possível ausência da especificidade do componente curricular Educação Física em função do contexto pandêmico e não avanço das discussões. A pesquisa é qualitativa inspirada na pesquisaformação (BRAGANÇA,2018). Os caminhos teóricos-metodológicos foram fundamentados pela perspectiva do Narrador (BENJAMIN, 1996), tensionado a experiência e o ato de narrar. Utilizamos o diário no campo, pensando a palavra do autor pela ciência-saber no dizeres de (HISSA, 2013), a historicidade do sujeito na busca das compreensões vividas pelo pesquisadornarrador (PASSEGI;SOUZA,2017), bem como, os contextos de influência, produção do texto e da prática (BALL;BOWE,1992) e a atuação das políticas (BALL; MAGUIRE;BRAUN, 2016). O contexto de influência e produção do texto curricular sinalizaram no primeiro momento dimensões do campo macro e micro político, disparados pelos discursos sobre BNCC como o start do processo e a relação com marcos legais da Educação Brasileira. As disputas foram compreendidas pelos espaços de fala e escuta na seleção do conhecimento, da validade ou não de conhecimentos/saberes, continuidades e rupturas do processo durante a Pandemia. Os sentidos de brechas, tempos curriculares, Matriz Curricular ganharam potência pelos discursos que denotaram uma concepção de mundo pelas teorias críticas e pós-críticas, bem como, os vestígios nas concepções do campo da Educação Física pelos professores, as disputas pelo objeto de estudo, o entendimento do que é a Educação Física e as tensões entre a dualidade da presença e possível ausência da especificidade na disciplina escolar.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1