O presente trabalho objetiva apresentar algumas reflexões iniciais de nossa pesquisa de doutorado, ainda em fase inicial exploratória. Tendo como tema os processos de empresariamento da educação no Brasil contemporâneo, objetivamos investigar a atuação de um setor específico da classe dominante, qual seja, a fração industrial da burguesia brasileira organizada através da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Nesse sentido, pretendemos evidenciar seus mecanismos, agentes e agências, assim como os interesses e conteúdos políticos e pedagógicos que justificam ações de direcionamento de políticas educacionais com vistas a hegemonizar a (con)formação de um determinado trabalhador coletivo, que atenda aos interesses produtivos industriais no Brasil, em uma nova fase do modo de produção capitalista, o neoliberalismo. Para tal, a partir do viés marxiano de análise dialética, que compreende a realidade enquanto uma totalidade transversalizada por múltiplas determinações, buscaremos apresentar alguns pontos que remetem a de que maneira as transformações econômicas e o processo de implementação das políticas neoliberais, a partir dos anos de 1990, levaram a alterações no projeto político-pedagógico formulado e defendido pela CNI desde então até os dias atuais. Nossas primeiras aproximações com o tema e objeto apresentados apontam para o entendimento de que as políticas de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), produzidas nas últimas décadas no país, constituem uma fundamental mediação do projeto político-pedagógico da CNI para a formação profissional do trabalhador coletivo de caráter flexível no Brasil neoliberal. Isso porque, entendemos que na fase neoliberal do modo de produção capitalista, não apenas o trabalho, mas com base nele, todas as dimensões da existência humana passaram ou vem passando pelo processo de subsunção real ao capital, incluindo a educação; as subjetividades humanas e a produção do conhecimento, da ciência, da tecnologia e da inovação (C,T&I).
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1