Acordei e estávamos, estamos olhando para a tela do computador/notebook/celular, extensões do corpo; os olhos ardem, as olheiras são constantes e o peso dos óculos já não são mais percebidos. É como se a interação com a rede me definisse, vamos nos reconfigurando entre pixel e bit, sem peso ou medida, sem dimensão, somos só conectividade. É full time trabalhando; a maioria das atividades que eram presenciais agora são virtuais e não acontecem no tempo previsto, pelo menos não no início; decorridos três, quatro, cinco, seis meses de isolamento social e quase dois anos em meio ao contexto pandêmico, convivendo com uma parte da população que minimizou os impactos do vírus e desqualificam as vacinas, é possível cogitar que o retorno ao analógico/mecânico é impossível. Porém, será que estamos em situação exitosa, no que se refere a aderência aos modelos propostos pela sociedade de controle, tecnologias, mídias? Seguindo as trilhas que implicam a aderência a tecnociência, busco neste trabalho, via um olhar ensaístico, construir questões e reflexões que atravessam a docência no ensino superior brasileiro em contextos de ensino remoto emergencial. Para tanto, recorro as contribuições de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Paul Preciado acerca dos deslocamentos de uma sociedade disciplinar para sociedades de controle; as reflexões da professora Paula Sibilia também despontam como importantes, pois nos ajudam a pensar e questionar o sujeito Google que nos tornamos, afinal, somos o que o Google diz que somos? O professor Marcos Dantas amplia essa questão ao refletir sobre as informações que estamos entregando ao Google via o uso pelas universidades de plataformas empresariais, ao passo que em tempos de tecnopatriarcado neoliberal o nosso Estado não investe em pesquisas e produção de plataformas nacionais. Seguindo essa trilha de reflexões, recaio na seguinte pergunta: que tipos de docentes teremos após a experiência com ensino remoto emergencial?
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1