O trabalho propõe uma análise preliminar de parte da pesquisa em andamento sobre o INEP sob o autoritarismo (1964-1974). A relação entre intelectuais, estado e educação durante a Ditadura Civil-Militar é o tema central da pesquisa. A questão de pesquisa desta análise preliminar é investigar o conjunto de intelectuais ligados ao INEP, logo após o golpe de 1964, a produção científica que se apresenta nos debates dos temas propostos para discussão e em que medida se pode delimitar uma rede de sociabilidade destes intelectuais. Define-se como objetivo específico apresentar um quadro analítico-descritivo de quem são esses intelectuais e quais temas discutem, através da análise de 59 artigos publicados na Seção Estudos e Debates, contidos em 12 exemplares da RBEP, do n.94 (Abril/Junho 1964) ao n.105 (Janeiro/Março 1967). A hipótese da pesquisa é a de que o INEP resistiu ao autoritarismo através de sua intelligentsia. Ou seja, logo após o golpe de 1964, o INEP não se transformou “em órgão essencialmente burocrático” como sugeriu Xavier (1999, p.246). Sugere-se que há uma intelligentsia importante que se formou no INEP desde seu surgimento e que seu papel neste período do INEP sob autoritarismo foi preponderante e precisa ser analisado. Portanto, toma-se a RBEP como fonte primária de pesquisa. Do ponto de vista teórico, procura-se demonstrar como a RBEP é um importante locus de sociabilidade da intelligentsia do INEP. A pesquisa tem um enfoque histórico analítico-descritivo das publicações. A discussão teórica está orientada pela perspectiva da história dos intelectuais privilegiando o uso de conceitos e categorias, tais como intelectuais, intelligentsia, intelectuais mediadores e redes de sociabilidade, a partir das contribuições de Sirinelli (2003) e Bobbio (1997) e, utilizando-se também da contribuição de importantes intelectuais brasileiros do campo da História da Educação, tais como Alves (2017), Gomes (1993), Gomes e Hansen (2016), Vieira (2008) entre outros.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
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Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
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Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
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Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1