O presente estudo faz parte de uma pesquisa de doutorado, em andamento, que objetiva compreender a cultura da Educação Infantil, os modos de pensar, sentir e agir, de uma escola pública, de Niterói, o Coluni/UFF. Assim, esta pesquisa se propõe a estudar os sentidos da Educação Infantil, refletindo não só sobre como formamos as crianças, mas como estas podem provocar alterações no fazer docente. O referencial teórico-metodológico fundamenta-se na Antropologia da Complexidade de Edgar Morin (2015, 2016), e na defesa que este autor faz ao considerar que a tarefa maior do ensino deveria ser promover a convergência das ciências naturais, das ciências humanas, das culturas da humanidade e da filosofia para a condição humana. Sendo a função da educação e da escola, não somente transmitir conhecimentos sempre mais numerosos aos estudantes, mas de criar condições de transformação, favorecendo a aptidão reflexiva que permite “repensar o pensamento”, “duvidar da própria dúvida” e por fim demonstrar que “a aprendizagem além de nunca ser concluída, deve ser continuamente recomeçada” e nos ajudar a viver. Deste modo, o estudo busca refletir sobre crenças construídas, modos aprendidos de ser pesquisadora e professora, olhando criticamente para o vivido e compreendendo que nas relações humanas lidamos com processos complexos, como existência e experiência, que passam pelo desafio de reinventar as relações, de indagar sobre o que está posto; intentando compreender o que acontece nos percursos, nos modos de sentir e agir das crianças e de como o olhar delas pode colaborar no nosso fazer docente.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1