O presente resumo compõe parte da pesquisa de doutorado em educação sobre políticas públicas e gestão educacional. Para produção da pesquisa foram realizadas leituras e análise de vinte livros atas de reuniões de escolas da educação básica de uma rede pública. Teve como objetivo discutir sobre os movimentos democráticos no contexto educacional, trazendo para a superfície alguns assuntos complexos como disputas, tensões, lutas e relações de poder. A produção da pesquisa se apoiou no referencial teórico do filósofo Jaques Rancière e a metodologia de pesquisa baseou-se no campo dos estudos dos cotidianos escolares. Dialogando com os registros dos livros ata, percebeu-se, por parte de uma gestora marcas de opressão, dirigindo-se a servidoras(es) com autoritarismo e prepotência. As narrativas escritas ocorrem de maneira abrupta, sem possibilidade de discussão, assim, não há dialogo, não há troca, não há conversa e por consequência, não há dissenso. A maior parte das atas lidas apresentaram redações informativas de caráter burocrático, sem maiores discussões, distanciando consideravelmente de um acolhimento das falas dos participantes. O posicionamento político fica evidenciado pelo autoritarismo e coerção ao corpo docente. A força das(os) gestoras(es) com uma postura hierarquizada, autoritária, leva a pensar sobre os processos de gestão na escola e a manutenção do poder. A lógica empresarial sobre os assuntos pedagógicos demonstram o quanto é limitante o avanço em discussões mais intensas como o currículo escolar. Nas reuniões pedagógicas ficam visíveis como às obrigações burocráticas se tornam mais importantes do que os debates que envolvem os temas de ensinoaprendizagem e todas as formas de redes de conhecimentos. Essa pesquisa apresentou-se como caminho para entender, um pouco mais, sobre as relações que estruturam a escola e como as políticas de gestão pública se estabelecem entre os pares e o próprio conceito de democracia para além de uma perspectiva burguesa.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1