Esta pesquisa de doutorado se encontra em andamento e tem como objetivo investigar os processos de apropriação das práticas matemáticas, protagonizadas por quilombolas da Licenciatura em Educação do Campo, da Comunidade de Raiz – localizada em Diamantina, MG – no trabalho cotidiano com o capim dourado. Para operacionalizar a análise, serão mobilizados os seguintes conceitos a partir dos respectivos referenciais teóricos: quilombo (Gusmão, 1994; BRASIL, 2009; Silva, 2012); cultura (Geertz, 1989; Sahlins,1997) e etnomatematica (D’Ambrósio, 2001, 2002; Knijnik, 2002; 2004; 2006; Barton, 2006; Vergani, 2007). Como orientação metodológica propõe-se uma abordagem etnográfica com a finalidade de investigar os processos de apropriação das práticas matemáticas da Comunidade de Raiz e vislumbramos utilizar como técnicas de pesquisa: a observação participante, com a gravação em áudio e vídeo da confecção dos artesanatos produzidos na associação e realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes quilombolas. Pretendemos contribuir com a compreensão dos modos de apropriação das práticas matemáticas nas práticas do artesanato da tradição quilombola e as práticas matemáticas escolar e não escolar na formação de estudantes quilombolas, no intuito de contribui com novas “prescrições” curriculares.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1