Este trabalho tem como objetivo apresentar o ante projeto de pesquisa apresentado na seleção do mestrado para o programa de pós graduação da UFF e as modificações sofridas após o primeiro semestre de estudos. O presente trabalho tem como foco dissertar sobre o atual cenário de pandemia como uma consequência da crise ambiental e a relação deste com o capitalismo, o ensino de ciências e o sequestro da Educação Ambiental da BNCC. Realizamos apontamentos sobre reais protagonistas desse atual cenário (Sato, Santos E Sánches, 2020) e a ignorância da população a respeito do tema (Grossi, 2020). Aprofundando meus estudos nesses dois pontos citados anteriormente, me deparei com a dificuldade encontrada pela docência em atuar diretamente no tema e observei a necessidade de dissertar sobre quais caminhos seguir (Martins e Araújo, 2021), abordando assuntos essenciais nesse contexto, como a decolonialidade e o ecossocialismo. Com essa narrativa idealizamos entrevistar professores de Ciências e Biologia de escolas públicas, na cidade do Rio de Janeiro, sobre as estratégias mobilizadas para abordar a educação ambiental e sua relação direta com a pandemia suas salas de aula (Lima, 2020). Se estão nesse caminho ou não e, caso estejam, como o estão trilhando. No decorrer deste primeiro semestre analisamos que, para um melhor aproveitamento das informações obtidas nesses encontros, as entrevistas serão realizadas de maneira individual. Nosso objetivo principal é conhecer os meios encontrados por esses professores para abordar o tema em suas salas de aula e as relações estabelecidas com a BNCC e a educação ambiental (Rios, 2020).
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1