Resumo: Os intelectuais brasileiros são parte intrínseca da história da educação, por isso compreendê-los é um meio para se pensar a educação brasileira. Buscar compreender tais pensamentos é, também, se dispor a entender o tempo histórico em que cada um deles se encontrava: é buscar, primeiro, compreendê-los em sua inteireza. Para se pensar nessas questões, o presente texto tem como objetivo refletir sobre alguns conceitos importantes para a educação brasileira, quais sejam: democracia, consumo, educação e um breve diálogo com a história de dois intelectuais brasileiros de vertentes teóricas diferentes que desenvolveram trabalhos juntos: uma lição de diálogo para um mundo dividido e polarizado! A questão principal é refletir sobre a democracia e a história de Anísio Spínola Teixeira e de Paschoal Lemme. Por isso, o presente texto realizou uma busca documental acerca destas questões. Anísio Spínola Teixeira foi o maior estadista da educação brasileira; defendeu a escola pública, o ensino, a pesquisa e fundou as escolas parques. Anísio lutou pela defesa das formas de democratizar a educação brasileira, para ele o maior objetivo da escola primária era fomentar o desejo pelo conhecimento. Essas questões são extremamente relevantes para se pensar no atual modelo escolar que ainda tem como foco principal a transmissão de conteúdos. Paschoal Lemme foi um grande educador brasileiro, trabalhou como professor e administrador na rede pública de ensino. Tinha uma enorme preocupação com uma educação democrática. Suas lutas principais foram: defesa da escola pública e conscientização dos modos como as instituições escolares estão estruturadas.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1