A CONTRIBUIÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA A ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Resumo: Este trabalho, fruto das discussões realizadas na disciplina de Teoria II do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), tem como objetivo destacar a contribuição do educador Anísio Spínola Teixeira na trajetória do conhecimento em administração da educação no Brasil. Para tanto, foi utilizado o método qualitativo de pesquisa com base em um levantamento bibliográfico que possibilitou conhecer as raízes dos estudos sobre o tema, bem como a sua construção histórica e política no Brasil. Defensor de uma teoria educacional que fosse indissociável de um saber prático, Anísio Teixeira, de forma pioneira, contribui significativamente para o entendimento da concepção de administração escolar diferenciando-a da administração geral. Antes mesmo do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932, Anísio Teixeira já ensaiava em seus discursos novos modelos de administração escolar, escola pública e sociedade com bases sólidas na democracia. Assim, avanços na área da administração da educação assumem uma posição central em sua discussão de mais universidades para a formação de professores, mais especializações para administradores escolares, mais pesquisas públicas, mais acesso à educação, mais políticas públicas de educação, mais autonomia dos entes federados e uma importante afirmação da escola pública. Conclui-se, portanto, que no campo da educação pública, laica, de qualidade e socialmente referenciada, a administração escolar assume um papel central e que merece ser melhor compreendido para o avanço das discussões em gestão escolar. Palavras-chave: Anísio Teixeira. Administração. Educação.
Referências Bibliográficas
TEIXEIRA, A. 1999. A Educação no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1