Esta pesquisa tem como objeto de estudo as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores em Itaboraí, a partir da experiência do Centro de Referência Municipal de Educação de Idosos de Itaboraí (CREMII). O estudo, que está em andamento, situa-se na linha Trabalho e Educação, e tem como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético. Os objetivos gerais visam: a) Analisar as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, problematizando a correlação de forças no aparelho político-estatal, a partir da experiência do Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII); b) Situar os alicerces ideológicos da hegemonia da pequena política nas redes municipais, ao contexto mais amplo de disputas de projeto educativo como expressões dos processos de correlações de forças na sociedade. Para atingir tais objetivos, optamos por analisar as políticas educacionais, consultando fontes primárias documentais e pela realização de entrevistas. Fundamentamos as análises desenvolvidas no diálogo com os seguintes autores: Marx (2008), Kosík (1976), Gramsci (2000; 2017), Florestan Fernandes (2019), Thompson (1981; 2002), Coutinho (2006; 2010), Rummert (2014; 2017), Ventura (2013; 2019). Nossas hipóteses apontam que: a) Enquanto política de governo, o Centro de Referência nos ajuda a compor um cenário macro dos projetos sociais em disputa e expressa as contradições e as correlações de força das propostas educacionais de formação dos trabalhadores; b) No caso da rede municipal de Itaboraí, os avanços do PME, relativos ao atendimento da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores não se materializam como política pública municipal; c) A modalidade, enquanto mera elevação de níveis de escolaridade, é um epifenômeno da autocracia brasileira. Assim, as políticas públicas locais (da rede municipal de ensino) revelam traços estruturais do contexto de capitalismo dependente.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1