A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES EM ITABORAÍ (RJ): A PARTIR DO CASO DO CREMII

  • Autor
  • Isabela Lemos da Costa Coutinho
  • Resumo
  • Esta pesquisa tem como objeto de estudo as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores em Itaboraí, a partir da experiência do Centro de Referência Municipal de Educação de Idosos de Itaboraí (CREMII). O estudo, que está em andamento, situa-se na linha Trabalho e Educação, e tem como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético. Os objetivos gerais visam: a) Analisar as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores, problematizando a correlação de forças no aparelho político-estatal, a partir da experiência do Centro de Referência de Educação Municipal de Idosos de Itaboraí (CREMII); b) Situar os alicerces ideológicos da hegemonia da pequena política nas redes municipais, ao contexto mais amplo de disputas de projeto educativo como expressões dos processos de correlações de forças na sociedade. Para atingir tais objetivos, optamos por analisar as políticas educacionais, consultando fontes primárias documentais e pela realização de entrevistas. Fundamentamos as análises desenvolvidas no diálogo com os seguintes autores: Marx (2008), Kosík (1976), Gramsci (2000; 2017), Florestan Fernandes (2019), Thompson (1981; 2002), Coutinho (2006; 2010), Rummert (2014; 2017), Ventura (2013; 2019). Nossas hipóteses apontam que: a) Enquanto política de governo, o Centro de Referência nos ajuda a compor um cenário macro dos projetos sociais em disputa e expressa as contradições e as correlações de força das propostas educacionais de formação dos trabalhadores; b) No caso da rede municipal de Itaboraí, os avanços do PME, relativos ao atendimento da Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores não se materializam como política pública municipal; c) A modalidade, enquanto mera elevação de níveis de escolaridade, é um epifenômeno da autocracia brasileira. Assim, as políticas públicas locais (da rede municipal de ensino) revelam traços estruturais do contexto de capitalismo dependente.

  • Palavras-chave
  • Políticas públicas; EJA Trabalhadores; Centro de Referência.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Eixo 5: Infâncias, Juventudes e Educação
Voltar Download

O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.

A cada Seminário Discente há um Template

Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente

  • Eixo 1: Memória, História e Instituições Educacionais
  • Eixo 2: Democracia, Movimentos Sociais e Culturas
  • Eixo 3: Direito à Educação: Acesso, Permanência e Qualidade
  • Eixo 4: Relações Étnico-raciais, Diversidades Sexuais e de Gênero
  • Eixo 5: Infâncias, Juventudes e Educação
  • Eixo 6: Processos Formativos, Arte, Imaginário e Educação
  • Eixo 7: Ensino, Políticas e Educação

Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021

Comissão Científica 

  • Ana Luisa Dos Santos Aguiar
  • Bruno Venancio De Oliveira
  • Diones Bernardes Dos Santos Motta
  • Ednilsa Carmen De Mendonça
  • Franco Gomes Biondo
  • Helton Messini Da Costa
  • Heriédna Cardoso Guimarães
  • Juliana Rodrigues De Oliveira Souza
  • Jully Anne Almeida Lima
  • Laís Vianna De Oliveira
  • Larissa De Souza Mello Insabralde
  • Livia Mouriño De Mello
  • Lucas Ferreira Do Nascimento
  • Mahalia Gomes De Carvalho Aquino
  • Mariana Maia Moreira
  • Michele Morgane De Melo Mattos
  • Mônica Alves Sally
  • Natália De Abreu Nascimento
  • Pedro Alves Castro
  • Renata Araujo De Castro Fermam
  • Yaçanã Torres Do Amaral Sant’ Anna

 

Responsável

Representação Discente UBUNTU – 2021/2022

E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com

Universidade Federal Fluminense – UFF

Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF

Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.

CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.

Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h

 

Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente

Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF

Ano: 2021

ISSN: 2965-0119

Periodicidade:  Anual

Editores: 

  • Amanda Bersacula de Azevedo (Representação Discente)
  • Bruno Venancio De Oliveira (Representação Discente)
  • Mariana Linhares Pereira Resende (Sevidora Técnica-administrativa UFF)

Comissão Organizadora:

  • Profa. Dra. Iduina Edite Mont’Alverne Braun Chaves (Coordenadora do evento)
  • Profa. Dra. Dinah Vasconcellos Terra (Coordenadora do PPGEdu/UFF)
  • Profa. Dra. Mônica Vasconcellos de Oliveira Farias (Coordenadora do PPGEdu/UFF)
  • Profa. Dra. Cecília Maria Aldigueri Goulart
  • Profa. Dra. Claudia Maria Costa Alves de Oliveira
  • Prof. Dr. Gilmar Oliveira da Silva
  • Profa. Dra. Maria Ciavatta Pantoja Franco
  • Amanda Bersacula de Azevedo (Representação Discente)
  • Bruno Venâncio de Oliveira (Representação Discente)
  • Diones Bernardes dos Santos Motta  (Representação Discente)
  • Juliana Rodrigues de Oliveira Souza (Representação Discente)
  • Romã Duarte Neptune (Representação Discente)
  • Taís de Almeida Costa (Representação Discente)

Comissão da Cultura 

  • Lucimere Bezerra Costa
  • Romã Duarte Neptune
  • Karen Acioly
  • Laís de Paula Pereira

Comissão da Comunicação

  • Taís de Almeida Costa
  • Bruna Garcia da Cruz Canellas
  • Gisele da Mota Lyra
  • Cássia Barbosa
  • Ana Paula Valle

Comissão de Logística

  • Amanda Bersacula de Azevedo
  • Eleonora Abad
  • Maian Capela Soares
  • Francisco Josimar Ricardo Xavier
  • Hosana do Nascimento Ramôa
  • Isabel Silveira da Silva Leite
  • Brunno Amâncio Marcos
  • Júlia Dionísio Cavalcante da Silva
  • Pedro Nogueira Marins
  • Maria Cristina de Queiroz Barbosa
  • Vinicius Cavalcanti de Melo

Comissão Científica 

  • Ana Luisa Dos Santos Aguiar
  • Bruno Venancio De Oliveira
  • Diones Bernardes Dos Santos Motta
  • Ednilsa Carmen De Mendonça
  • Franco Gomes Biondo
  • Helton Messini Da Costa
  • Heriédna Cardoso Guimarães
  • Juliana Rodrigues De Oliveira Souza
  • Jully Anne Almeida Lima
  • Laís Vianna De Oliveira
  • Larissa De Souza Mello Insabralde
  • Livia Mouriño De Mello
  • Lucas Ferreira Do Nascimento
  • Mahalia Gomes De Carvalho Aquino
  • Mariana Maia Moreira
  • Michele Morgane De Melo Mattos
  • Mônica Alves Sally
  • Natália De Abreu Nascimento
  • Pedro Alves Castro
  • Renata Araujo De Castro Fermam
  • Yaçanã Torres Do Amaral Sant’ Anna

 

Anais do I Seminário Discente 2010

Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4

Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0

Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8 

Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1