O presente estudo se propõe a investigar os desafios que se apresentam aos futuros professores e aos professores em exercício, no que diz respeito à promoção da Inclusão em Educação, bem como as estratégias pedagógicas adotadas no sentido de oferecer aos educandos oportunidades equitativas de aprendizagem. Cabe destacar que nesta pesquisa defendemos uma concepção ampla de Inclusão em Educação que não se esgota nos domínios das deficiências físicas e intelectuais (BOOTH e AINSCOW, 2011; SANTOS, 2009), pelo contrário, ganha centralidade quando é situada na dimensão dos valores com foco na remoção das barreiras que impedem a participação e a aprendizagem de todos os educandos. Mantoan (2013), sinaliza a necessidade de mudança do paradigma educacional vigente que divide os alunos em normais e deficientes e as modalidades de ensino em regular e especial. Tal cenário evidencia a necessidade da reformulação dos cursos de licenciatura (GATTI, 2010; NÓVOA, 2017), com vistas a formar professores considerando a dimensão da inclusão escolar. A pesquisa apresenta enfoque qualitativo e contará com dois conjuntos de colaboradores. O primeiro será formado por professoras efetivas dos anos iniciais do ensino fundamental, lotadas no Colégio Universitário Geraldo Achilles Reis, localizado no município de Niteroi/RJ, e o segundo, constituído por licenciandas/os oriundos do Programa Licenciaturas oferecido pela Universidade Federal Fluminense. Os relatos dos partícipes serão colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas, elaborada em acordo com o objetivo da investigação. Os dados analisados nos permitirão levantar perspectivas acerca das relações que atravessam a formação inicial dos professores e o exercício profissional com foco na Inclusão em Educação, além de conhecer as práticas pedagógicas inclusivas empreendidas pelos docentes para contemplar a diversidade presente no contexto escolar.
Palavras-chave: Formação de Professores. Inclusão em Educação. Práticas Pedagógicas.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1