Lev Vigotski é um autor muito estudado por pesquisadores brasileiros desde o lançamento de traduções de livros atribuídos a ele na década de 80: A formação social da mente e Pensamento e Linguagem. Estudos feitos por Duarte (2004) e Prestes (2010) apontam que as traduções desses textos possuem significativas discrepâncias em relação aos originais em russo, como o corte de mais de 60% de conteúdo em Pensamento e Linguagem, bem como distorções, supressões e adições feitas em A formação social da mente. Embora já existam outras traduções no país, estas duas obras ainda são largamente editadas, comercializadas e utilizadas como fundamentação do pensamento desse autor, apesar de todas as críticas já feitas, sobretudo por Prestes (2010). Diante desse cenário, esta pesquisa, ainda em caráter inicial, tem como objetivo identificar e analisar as principais distorções ocorridas nesses textos. O projeto se encontra em fase exploratória do material e ambientação com os textos para a definição do corpus de análise. O material escolhido será comparado com uma tradução direta, buscando encontrar as diferenças mais significativas, recorrendo ao idioma original ou a traduções para outras línguas sempre que possível. A partir dos dados já obtidos por um estudo prévio (THALER-BECK; ASBAHR, 2018), tem-se a hipótese de que as traduções indiretas desses textos promoveram uma simplificação no texto, ignorando o método materialista histórico-dialético em que o autor se fundamenta, acarretando em um grande corte e distorção do conteúdo. Considerando que tais obras ainda são amplamente comercializadas e utilizadas indiscriminadamente por pesquisadores da educação e professores, esta pesquisa espera explicitar os vieses dessas traduções e aprimorar o conhecimento a respeito da obra do autor no Brasil, onde tem sido cada vez mais estudada, porém pouco compreendida, em função, inclusive, de traduções pouco cuidadosas.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1