O presente trabalho se refere às etapas iniciais da pesquisa de mestrado que venho desenvolvendo com objetivo de evidenciar os atravessamentos entre o animismo e as diferentes cosmologias como forma de inspirar novas práticas de Educação Ambiental. Considerando que, em diversas situações, os trabalhos com Educação Ambiental podem ser vistos como “enrijecidos” nos ambientes escolares (MARTINS; SAMPAIO, 2018), pretendo desenvolver oficinas experimentais com alunos de escolas com o intuito de provocar reflexões sobre as relações que construímos com os seres não humanos e sobre o que significa, justamente, ser humano. Para pensar e planejar essas oficinas, irei redigir narrativas ficcionais baseadas em diferentes cosmologias, como as xintoístas e as indígenas, e tomarei como questões norteadoras os estudos multiespécies (PEREIRA, 2018) e determinados conceitos, como o de espécies companheiras (HARAWAY, 2021). A ideia dessas oficinas experimentais é estimular o pensamento criativo dos alunos com a proposição de diferentes atividades de cunho artístico inspiradas pelas narrativas ficcionais que serão redigidas durante as próximas etapas deste projeto e que serão levadas para os encontros com os alunos. Assim, esta pesquisa de mestrado busca mobilizar diferentes áreas do conhecimento, como filosofia, antropologia e literatura, para pensar práticas que suscitem olhares mais companheiros para a multidão de agentes que habitam o mundo junto conosco e que também devem lidar com as consequências das mudanças nos ciclos biogeoquímicos provocadas pelas ações humanas no Antropoceno.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1