DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO: QUEM TEM MEDO DA LIBERDADE?
O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre a educação pública e a função social da escola. Destacamos como eixo estruturante do diálogo entre os autores estudados a conscientização e a democracia na escola, indicando alguns de seus influxos no século XXI. Baseadis nos fundamentos teóricos-metodológicos do materialismo histórico dialético para anáse da realidade, enquanto síntese de múltiplas determinações, recorremos à pesquisa bibliográfica como metodologia de pesquisa. No livro Educação como Prática de Liberdade, de Paulo Freire (1980), destacamos as noções de democracia e conscientização na realidade brasileira; em Gomes (2015) e (2020) apreendemos os conceitos de aquiescência e pós-democracia. Enriquecemos o diálogo com as afirmativas de Paro (2006) e (2014), sobre educação e gestão democrática da escola. A seguir, apresentamos duas experiências com leitura de mundo antagônicas: o autoritarismo presente na Reforma do Ensino Médio, Mocarzel, Rojas e Pimenta (2018) e na Base Nacional Curricular Comum, Hernandes, (2019), implementadas no atual governo e a gestão democrática que informa a natureza emancipadora da prática educativa de Paulo Freire (Cadernos 22, 1990), quando Secretário de Educação da cidade de São Paulo. Neste percurso, nosso objetivo é responder às seguintes questões: a educação contribui para reduzir as desigualdades sociais na realidade brasileira? E possível, no ambiente escolar, promover a conscientização das massas populares? A partir da literatura pesquisada, concluímos que as práticas educativas alicerçadas no diálogo fortalecem a participação e gestão democrática da educação pública, e, nesta direção, contribuem para o desenvolvimento da conscientização e emancipação das camadas populares.
Palavras-chave: democração.educação.gestão
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1