Este trabalho tem como objetivo compreender formas pelas quais a disciplina escolar Ciências historicamente se apropria de questões raciais e como a diversidade étnico-racial é discutida e representada nos livros didáticos. Para tal, foram selecionados cinco livros didáticos de Ciências da 7º série/ 8ºano do Ensino Fundamental dedicados ao ensino do corpo humano datando de 1976 a 2013. Nestes livros, foram analisadas de forma qualitativa e quantitativa as representações de pessoas negras em fotografias e esquemas do corpo humano e os textos referentes ao conceito biológico de raça. Mobilizando principalmente as ideias de Nilma Lino Gomes (1996; 2002; 2003; 2005; 2012), o trabalho discute a colonização dos currículos e o apagamento das questões raciais na educação básica e a forma como a Biologia historicamente se apropria da discussão, ora legitimando, ora deslegitimando o determinismo biológico das desigualdades raciais. Os resultados preliminares apontam que os tensionamentos e disputas em torno do conceito biológico de raças humanas nos livros didáticos de Ciências têm contribuído para o apagamento ativo da história do povo negro não apenas pela propagação do mito da democracia racial, mas também por assumir passivamente a negação da existência de raças humanas, como se fosse possível desassociar o conceito biológico de raça da difusão do racismo. Somado a isso, a forma como os corpos negros são (sub)representados nos livros didáticos padroniza o corpo humano a partir das características raciais brancas, contribuindo para que alunos e alunas negras se sintam excluídos em sua trajetória escolar uma vez que não se enxergam nos corpos que são considerados didatizáveis e merecedores de ocupar espaço nas páginas dos materiais escolares.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1