Ancorado sob o referencial teórico-metodológico do materialismo histórico dialético (MARX, 1998, MARX; ENGELS, 2007), esse trabalho tem como objetivo analisar alguns dos impactos da pandemia do vírus COVID-19 no processo de precarização do trabalho doméstico no Brasil. Essa análise parte da crítica sobre a contradição entre capital-trabalho (MARX, 1998), na forma como esta recai sobre o processo histórico de dominação dos países latino-americanos (FONTES, 2010). Desde os anos de 1990, estamos diante de uma crise de superacumulação de capital e da exploração da natureza e da força de trabalho, que modificam as relações sociais de produção no país. Tais mudanças fazem parte de um processo de transformações, em nível global, pautadas pela ordem econômica hegemônica neoliberal (HARVEY, 2008). Trata-se, portanto, de um processo de precarização estrutural, que atinge a classe trabalhadora (ANTUNES, 2013), marcada pelo crescimento da desigualdade econômica, desemprego, fome e da extrema pobreza, além de um desmantelamento dos direitos sociais como as contrarreformas da previdência e do trabalho, marcando o período de ascensão da extrema-direita ao poder, que ganha forças após o golpe parlamentar de 2016. Somando-se às mudanças políticas-econômicas ocorridas no país que atingiram a regulação e organização do trabalho, a crise do capital em concomitância com a crise sanitária agravou a situação de precariedade da classe trabalhadora e expôs a precariedade e subalternidade do trabalho doméstico na divisão social do trabalho. São as mulheres, em sua maioria, as mulheres negras, que compõem grande parcela dos trabalhadores domésticos. O COVID-19 descortinou as relações de exploração envolvidas entre patrões e empregadas, revelando sua intrínseca relação com uma concepção escravocrata que concebe a mulher negra como subserviente e reclusa aos afazeres domésticos, vistas como vidas descartáveis e menos importante para no mundo do trabalho no capitalismo (ARAÚJO; OLIVEIRA, 2021).
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1