Neste trabalho é apresentada uma análise sobre as modificações políticas e sociais conduzidas através do ciberespaço, especificamente através das redes sociais como Facebook, Twitter e Whatsapp, que com o advento das novas tecnologias da informação, tornaram-se um importante locus de pesquisa científica (SANTOS, 2019). No estudo em análise, sob a perspectiva de sociedade organizada em rede (CASTELLS, 1999) e nos termos do capitalismo de vigilância (ZUBOFF, 2019), pretende-se examinar como se constituem esses novos laços sociais, que ao se desenvolverem no ciberespaço, podem influenciar movimentos sociais, políticos e educacionais. Empregou-se como metodologia a análise qualitativa, o método pesquisa-formação (SANTOS, 1999) e a abordagem multirreferencial (ARDOINO,1988). As análises demonstram que as novas tecnologias informacionais, por intermédio das redes sociais, através das suas câmaras de eco (GARRET, 2009), foram impulsionadoras de eventos que impactaram diretamente a democracia no Brasil, como o Movimento Escola sem Partido, a eleição do presidente Jair Bolsonaro e a crescente mobilização de grupos ultraconservadores, que utilizam os meios digitais para disseminação de ideologias de extrema direita, a favor do autoritarismo e contra os princípios democráticos da educação pública. No entanto, encontrou-se também uma forte mobilização dos movimentos sociais que através da internet, articulam uma expressiva resistência às ameaças contra a democracia. Nesse sentido, a princípio, concluiu-se que o ciberespaço é dual, que se configura como um espaço democrático e de resistência, mas ao mesmo tempo pode ser apresentado como um espaço de ameaça à democracia e à liberdade docente. Tornar o ciberespaço como locus de pesquisa científica se faz necessário para aprofundamento e entendimento das dimensões que esta dualidade apresenta na sociedade contemporânea
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1