A presente pesquisa traz como objeto a escrita infantil e propõe uma escuta sensível às crianças e às professoras. Surge de dentro da escola e propõe conversar com as crianças e suas professoras sobre o processo de construção da leitura e da escrita. Refletir sobre a relação que estabelecemos com a infância e desta forma pensar a escola e suas práticas. A pesquisa busca a leitura dos textos sobrea infância para propor um texto escrito com a infância em um exercício de crianças e professoras diante da prática de leitura e escrita. Nossa metodologia pressupõe um duplo esforço de conduzir a pesquisa, buscando conhecer os fatos, e ao mesmo tempo se debruçar sobre as formas de pensar, fazer e escrever porque as escolhas metodológicas são também políticas, éticas e estéticas e se traduzem em modos de fazer. Pensar as práticas cotidianas junto com as professoras e seus alunos e buscar, como Certeau (2014), as microdiferenças onde só vemos uniformização. A ação se insere no campo dos estudos com cotidiano buscando pensar junto com as professoras e seus alunos as maneiras de aprenderensinar na escola e refletir sobre “a manipulação” ou a reapropriação dos processos de aprenderensinar por seus praticantes num movimento de transformação da relação que até então temos estabelecido com infância. Refletir sobre os discursos que a tomaram como objeto e de que forma estão presentes no nosso modo de pensar a educação da infância. Propomos o cruzamento de diferentes fontes, incorporando as ideias de multiplicidade e complexidade. O referencial da pesquisa assume a narrativa como escritura capaz de compartilhar a experiência. O caminho apontado segue na direção da construção de uma metodologia que vai sendo desenhada, do decorrer da pesquisa. O resultado pretende ser a produção de uma escrita pela infância e a leitura de uma infância pelas professoras, mostrando que o processo de construção de conhecimento na escola está pleno de sentidos, histórias e narrativas.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1