O presente trabalho é oriundo de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no período de 2019 a 2021 no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Trata-se de um trabalho que tem como objetivo compreender a relação de jovens da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal de Itaboraí (RJ) com o consumo e as mediações realizadas pela instituição a respeito desta temática. A abordagem teórico-metodológica privilegiou autores(as) afinados(as) com as perspectivas crítica e pós-crítica. Em relação ao consumo destacamos as contribuições de Bauman (2000; 2008), Fontenelle (2017) e Canclini (1997; 1999). Quanto às reflexões sobre “juventudes”, destacam-se as teorizações de Groppo (2017), Dayrell (2003) e Dayrell e Carrano (2014). Nas discussões sobre EJA enfatizamos as obras de Costa e Evangelista (2017), Rummert (2007; 2019) e Carrano (2007). A pesquisa qualitativa envolveu entrevistas realizadas com base nas narrativas de cinco sujeitos na perspectiva da “história de vida temática” (GOODSON, 2015). Inspirados na obra de Benjamin (1987), adotamos a ressignificação das narrativas em mônadas. Destacamos, entre os(as) jovens, a prevalência da noção material do consumo fortemente associada ao dinheiro e à aquisição de bens, inerentes à lógica da “sociedade de consumidores”. Apesar de os(as) jovens não sinalizarem questionamentos em relação ao consumo ou ao sistema dominante, suas práticas de consumo não são realizadas de forma mecânica; ao contrário, integram aspectos reflexivos atrelados aos seus contextos socioculturais. Os/as estudantes não identificaram o desenvolvimento da temática do consumo pela escola, sinalizando problemas estruturais atrelados à educação e agravados pelo contexto pandêmico. Porém, as suas experiências e trajetórias de resistência revelaram-se bastante potentes, o que pode ser integrado ao processo educativo associado a temáticas como o consumo e viabilizar a formação integral e a transformação do status quo.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1