Em meio aos retrocessos das políticas ambientais, aos discursos contra as comunidades tradicionais e o negacionismo climático, defendemos a necessidade das pesquisas que investiguem a presença de debates e práticas socioambientais nos contextos educativos. No contexto escolar, a Educação Ambiental (EA) pode estar inserida por meio de disciplinas já consagradas no currículo, disciplinas específicas ou projetos. Além disso, a EA pode ter entrada mediante parcerias com agentes externos à escola, como grupos de extensão universitária ou empresas. Nesta pesquisa buscamos entender, a partir de um estudo de caso, o contexto de criação das disciplinas Agroecologia e Permacultura em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro. Elas foram inseridas no currículo escolar como componentes das disciplinas Estudos Orientados e Projeto de Vida, que fazem parte do programa “Ensino Médio Inovador”. A criação das disciplinas é fruto de parcerias das escolas com um grupo que desenvolve práticas de agroecologia e permacultura em diversos contextos, o Instituto Permalab, organização não governamental sem fins lucrativos (MARTINS E SÁNCHEZ, 2020). O objetivo da pesquisa é conhecer as propostas curriculares, práticas, formas de inserção na escola e diálogo com outras disciplinas e professores. Partindo dos campos da educação ambiental, currículo e narrativas, dialogamos com autores como Lima, Loureiro, Layrargues, Lopes e Goodson. A metodologia adotada é a de entrevistas narrativas com os proponentes das disciplinas, para entender suas trajetórias acadêmicas e profissionais, influências e apropriação dos saberes (GILL e GOODSON, 2015). Além das entrevistas, faremos a análise de documentos fornecidos pelo grupo. Investigaremos também a permanência das disciplinas nas escolas, entendendo que são disciplinas de baixo status e podem perder espaço no currículo escolar. As disciplinas têm fundamento teórico na Educação Ambiental Crítica, agroecologia e decolonialidade.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1