O presente texto aborda a política do atendimento educacional à primeira infância e a formação de seus profissionais no município de Niterói-RJ e tem como escopo discutir as estratégias de democratização da Educação Infantil viabilizada pelo Programa Mais Infância, implementado no ano de 2013. Tal Programa configurou-se como uma política pública municipal para a promoção de garantia dos direitos da população infantil niteroiense e contemplou diversas dimensões, tais como ampliação do número de unidades escolares e vagas, suporte pedagógico e qualificação profissional para o trabalho com a primeira infância. No decorrer da implementação do programa, vários espaços de formação foram organizados, oportunizando trocas de experiências e crescimento profissional. Tal aspecto foi considerado como um dos pontos fortes do programa, juntamente com a infraestrutura dos novos equipamentos e o suporte e recursos pedagógicos adequados à educação das crianças pequenas (RIBEIRO, 2018). O presente texto foi escrito a partir da revisão da literatura e da análise documental, tendo em vista a necessidade de acessar os documentos oficiais e os marcos legais que dão suporte às políticas públicas referentes à situação da formação de professores no Brasil e no município de Niterói. Apoiamos nossa análise nos estudos de Kramer (2003), Nunes e Corsino (2013), Imbernón (2009). Além disso, buscamos autores que estudam o Mais Infância, como Ribeiro (2018), Araújo (2018) e Gomes (2014). Conclui-se que o programa aqui estudado contribuiu efetivamente para ampliar o acesso e a permanência de crianças na Educação Infantil no município de Niterói, bem como para efetivação da universalização da pré-escola. Em relação a formação do professorado pode-se concluir que o Programa fomentou algumas alternativas de debate e participação nas propostas de práticas formativas possibilitando o aprofundamento de temas relevantes acerca da especificidade da Educação Infantil e da formação docente.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1