O ensino médio como etapa gratuita e obrigatória da educação básica é recente na história brasileira. Foi com a Lei nº 12.796 (BRASIL, 2013) que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) foi alterada para prever a obrigatoriedade do ensino de 4 a 17 anos. Esse direito representou a elevação de matrículas e, a responsabilização legal do Estado, asseverou discussões em torno de qual ensino médio seria ofertado, o que gerou embates político-ideológicos sobre suas finalidades (SILVA, 2018). Este projeto de mestrado em andamento tem como objeto de estudo o Novo Ensino Médio, conforme designado pelo MEC, regulamentado pela Lei n° 13.415 (BRASIL, 2017), que retoma o projeto educacional de fragmentação e especialização do currículo, sob o argumento da necessidade da qualificação para o trabalho. O suporte teórico-metodológico deste estudo é a Teoria Crítica da Sociedade, na problematização do caráter ideológico da promessa da formação que se volta prioritariamente à qualificação para o trabalho, considerando dois aspectos centrais: vivermos simultânea e contraditoriamente na sociedade do trabalho em crise e da abundância (MARCUSE, 1967; ADORNO, 1995; CROCHIK, 2003; COSTA, 2005). Nesse sentido, qual será o sentido da escolarização voltada à adaptação ao mundo do trabalho em crise? Qual perfil de estudante egresso pretendido pelo Novo Ensino Médio? Temos como procedimentos metodológicos, fundamentados na Investigação Social Empírica, com ênfase em Adorno, Horkheimer e Marcuse quanto às concepções de pseudoformação, racionalidade tecnológica, ideologia, cultura, sociedade administrada: revisão bibliográfica, análise documental e coleta de dados empíricos em escolas de educação básica. Temos como hipótese que as concepções norteadoras da atual Reforma do Ensino Médio expressam uma formação para adaptação à lógica do capital, sobretudo por subjugarem o sentido político e emancipador da educação.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1