O presente trabalho de mestrado, concluído em 2021, teve como objetivo compreender aspectos da criação da disciplina Educação Ambiental (EA) em uma escola do município de Maricá (RJ), assim como suas propostas curriculares. A pesquisa teve como eixos norteadores a história de vida de uma professora de ciências e educação ambiental a partir de suas narrativas. Outro eixo norteador do trabalho é o currículo. Buscamos entender como se deu a construção da disciplina educação ambiental na instituição na qual a docente leciona e quais apropriações e influências ela recebeu em termos de formação docente e construção dos saberes na EA. A investigação mobilizou estratégias de pesquisa narrativa e histórias de vida, a partir de entrevistas narrativas como indica Goodson (2015), a fim de compreender a criação da disciplina EA na escola por meio dos interesses e relação da docente diante de suas aprendizagens. A análise das entrevistas foi realizada a partir de mônadas, que são fragmentos narrativos. Além de procurar entender o contexto da criação de uma disciplina escolar baseado na trajetória acadêmica e profissional da docente investigada a partir da entrevista narrativa, a pesquisa também abordou aspectos curriculares da educação ambiental por meio de experiências no contexto da pesquisa, da escola e da extensão universitária. A pesquisa investigou uma ação pontual em educação ambiental e descobriu um trabalho rico e repleto de discussões teóricas e práticas sobre o ambiente e a sociedade. A docente reuniu adolescentes no contraturno escolar para discutir sobre seus sonhos e objetivos na vida, suas habilidades e conhecimentos, valorizando a fala de cada aluno e aluna. Essa ação, sem dúvida, confirma que o diálogo realizado de forma crítica e democrática dentro do ambiente escolar, bem como a formação da professora em educação ambiental são elementos que fortalecem um projeto de educação pública de qualidade.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1