Resumo
A presente pesquisa se insere na linha de pesquisa de Estudos do Cotidiano e da Educação Popular. Este trabalho é o recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que busca construir uma análise acerca da recente inserção da educação infantil em 2019, no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Para tanto, está sendo observado qual o olhar que as crianças da educação infantil vêm recebendo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As reflexões se formaram com base nas discussões de Lopes e Macedo (2011), Esteban e Fetzner (2015) e Ball (2014). Como foco de minha análise, me proponho a problematizar o discurso de qualidade que surge como pano de fundo para as avaliações externas em larga escala. Buscarei ainda entender as redes políticas em torno da relação público-privado, que alimentam esse cenário de controle, e busca externa de equidade no conhecimento, tendo como balizadores, padrões internacionais para o que as políticas públicas nacionais entendem por qualidade da educação. Em termos teórico-metodológicos, esta é uma pesquisa de levantamento bibliográfico e de campo, utilizando a internet como área de pesquisa para rastrear dados sobre o SAEB. Até o momento de finalização deste manuscrito, não foi possível localizar dados sobre a aplicação do SAEB nas escolas para educação infantil, devido ao ano de 2020, que estava previsto para iniciar a aplicação dessa avaliação externa em larga escala, ter sido atravessado pela pandemia da Covid-19. Sendo assim, sigo observando o movimento de tentativa de antecipação da alfabetização para educação infantil, que pode estar sendo discretamente reafirmado com a chegada de uma avaliação externa em larga escala para essa etapa.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1