A escola é um espaço onde não somente se constrói o saber, mas também o pensamento intelectual e subjetivo. Além disso, tem como um dos seus objetivos a inserção do indivíduo no meio social. Entretanto, dentro de um racismo estrutural profundo na sociedade brasileira, o espaço escolar passa a ser também um local de violências, principalmente psíquicas que geram angústias para os nossos estudantes negros de todos os segmentos estudantis. É evidente que o negro foi massivamente alienado pela cultura branca, alienação essa que foi muito bem pensada pelo branco europeu, que por meio dessa alienação obteve um sujeito dócil, sem reflexão de seu estado violentado e a escola como ambiente do saber, também foi um instrumento de reprodução desse modelo. Por este motivo, o objetivo desta pesquisa é relacionar o conceito de angústia na psicanálise freudiana e lacaniana como uma etapa na desalienação do negro para sua formação subjetiva, uma vez que a angústia é a causa da dúvida em Lacan, o que pode gerar questionamentos dos indivíduos. Para que esta pesquisa tenha êxito, estão sendo utilizados os seguintes autores como referencial teórico: Freud, Lacan, Fanon, Lazzarine e Munanga. Como também artigos relacionados a temática. A metodologia que está sendo aplicada consiste em uma análise bibliográfica e com o auxílio de vinhetas escolares, que são breves descrições de eventos, situações em que os correspondentes devem reagir, ele ocorre na construção psicanalítica de casos. Além disso as vinhetas são ficcionais, pois está fundamentada nas expressões do inconsciente.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1