O trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFF – Linha de Pesquisa “Ciência, Cultura e Educação” e se insere no campo da formação inicial de professores e tem por objetivo analisar o que pensam os/as egressos do Curso Normal do Colégio Estadual Pandiá Calógeras de São Gonçalo – RJ sobre educação antirracista e averiguar em que medida esse tema foi abordado durante a formação deles. Tomando por referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004). Contribuem para esta análise a produção de autores dentre os quais destacamos Freire, (2011); Gomes, (2011); Munanga, (2005) e Nóvoa, (2017). A pesquisa tem abordagem qualitativa e se realizará por meio de roda de conversas. Incialmente nos concentramos no levantamento bibliográfico nos anais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), nos GT 8 - Formação de Professores - e GT 21 - Educação e Relações Étnico-Raciais. Até o momento foi possível constatar que há ínfimo número de trabalhos identificados sobre o tema dessa pesquisa e a necessidade de investirmos esforços no sentido de mobilizar a comunidade acadêmica para a realização de pesquisas que abarquem a formação inicial dos professores sob o enfoque da educação antirracista.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1