Este trabalho tem como objetivo apresentar as modificações do projeto de pesquisa avaliado durante o processo seletivo do mestrado. Previamente o projeto tinha por objetivo compreender a construção do Currículo Narrativo no ensino de Ciências, porém, o atual projeto tem por objetivo investigar as histórias de vidas de licenciandos como caminho reflexivo de suas práticas docentes e em seus percursos de formação, utilizando o Currículo Narrativo na formação de professores. Para alguns autores, como Goodson (2001), o conceito de currículo envolve uma construção social, histórica e cultural, e nos apresenta definições mais específicas de currículo, como o de experiência de aprendizagem, apontando-nos a aprendizagem narrativa. Goodson define como aquela ligada ao contexto de vida ou identidade, como uma nova possibilidade de aprender e ensinar. Em termos da formação docente, ao contar sua história, o licenciando tem a possibilidade de reafirmar sua autonarrativa, emergindo aspectos subjetivos que dão sentido a sua experiência de vida, contribuindo para sua formação como professor. O então trabalho encontra-se em construção, contudo, para sua realização, irei ouvir e conhecer essas narrativas dos professores em formação inicial, fazendo recortes de suas histórias. As entrevistas serão feitas individualmente, como uma estratégia para potencializar os diálogos que podem surgir. Essa metodologia é utilizada em diversos trabalhos sobre formação de professores, principalmente, a partir da década de 1980 para investigar a vida do professor não somente como profissional, mas como pessoa (NÓVOA, 1995).
Palavras-chave: Educação em Ciência. Narrativas. Formação de professores. Currículo Narrativo.
Referências Bibliográficas
GOODSON, I. O currículo em mudança: estudos na construção social do currículo. Trad. Jorge Ávila de Lima. Porto: Porto, 2001.
NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores Porto: Porto Editora, 1995.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
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Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
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Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
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Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1