O presente trabalho é resultado debates e discussões desenvolvidas na disciplina Teoria Política e Educação – Classes Sociais e Grupos de Interesse, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), assim como os estudos realizados em virtude da pesquisa “Gênero, sexualidade e políticas públicas de educação no Brasil: a atuação do movimento conservador” que vem sendo desenvolvida em nível de doutorado no Programa e Universidade supracitados. Tem como objeto a relação entre as categorias gênero, sexualidade e classe social com base na teoria de classe de Edward Palmer Thompson, objetivando, a partir das reflexões desenvolvidas, oferecer contribuições para uma abordagem das relações sociais no campo da educação. Para tanto, adotou-se o enfoque teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético tendo em vista a noção de totalidade “como um todo estruturado, dialético, no qual ou do qual um fato qualquer (classes de fatos, conjuntos de fatos) pode vir a ser racionalmente compreendido” (KOSIK, 2002, p. 44). Como referencial teórico, buscou-se interlocução com Thompson (2012), Wood (2011), Mattos (2019) e Haider (2019). Por fim, concluiu-se que a hierarquização ou mesmo a desconsideração de especificidades das relações sociais no patriarcado-heterossexismo-capitalismo, dificulta ou mesmo inviabiliza perspectivas de análises que visem apreender os mecanismos e a dinâmica das relações sociais no contexto do modo de produção vigente. Nesse sentido, a classe social como relação e processo no qual a experiência a partir da compreensão de Edward Palmer Thompson, assume o caráter de categoria que nos ajuda a apreender os nexos e determinações entre gênero, sexualidade e classe, frente a ofensiva conservadora no campo da educação, considerando o viver e o experienciar dentro de uma totalidade complexa e contraditória de relações sociais no chão da materialidade histórica capitalista.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1