Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de Doutorado em Educação. Com ele objetivamos apresentar as narrativas presentes em memoriais de docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas municipais de Sobral como potenciais instrumentos de captação de sentidos de currículos em Matemática. As narrativas de currículos foram discutidas à luz de Goodson (2019; 2020) e de Ribeiro e Craveiro (2017), e os memoriais foram entendidos nas perspectivas dos estudos de Passegi (2008) e Souza (2008). O material foi analisado a partir de discussões do campo da Educação, da EJA e da Educação Matemática, contemplando, entre outros referenciais, Fonseca (2012) e Freitas (2013). Dentre os resultados, a verificação de que os docentes da EJA, quando estudantes, passaram por experiências escolares positivas e negativas com a Matemática. Isso implica para que eles, como docentes, desenvolvam a percepção de que os estudantes da EJA têm formas próprias de lidar com os saberes matemáticos escolares. Além disso, os docentes têm uma visão crítica de que a padronização de atividades propostas nos espaços de formação continuada, não contempla as especificidades dos estudantes. Eles sinalizam seguir em parte o que é indicado na formação continuada, entretanto, indicaram construir seus próprios materiais didáticos e elaborar sequências didáticas de aula tomando como base, especialmente, as realidades dos estudantes e o diálogo com estes. Percebemos uma preocupação dos docentes em construir aulas de Matemática articulando os saberes dos estudantes com alguns dos conteúdos curriculares. Concluímos que os docentes constroem seus próprios currículos em Matemática na EJA com sentidos ligados às aprendizagens das vivências dos estudantes, em detrimento de um currículo como grade de conteúdos e engessador de suas ações em sala de aula. Constatamos os memoriais como potenciais instrumentos de captação de sentidos de currículos em Matemática na EJA.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1