A OFERTA DE EJA NOS INSTITUTOS FEDERAIS E NAS ESCOLAS DO CAMPO NO RIO DE JANEIRO – PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Resumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de duas pesquisas em andamento no mestrado em Educação da Universidade Federal Fluminense sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado do Rio de Janeiro. Os estudos buscaram traçar um panorama da atual oferta de EJA no estado considerando, na rede federal, a EJA nos Institutos Federais de Educação, e, na rede estadual e municipal, a oferta de EJA nas Escolas do Campo. Partimos da perspectiva de classe social para discutir a EJA, pois trata-se de estudantes pertencentes à classe trabalhadora. Os caminhos investigativos que adotamos foram de busca nos sites dos Institutos Federais e do INEP com o propósito de identificar a oferta de EJA. Após a coleta de dados nos sites oficiais, os números foram organizados em planilhas considerando as instituições, a modalidade de EJA, localização e número de matrículas, a partir dos anos pré-selecionados. O recorte temporal para o levantamento realizado foi entre os anos de 2016 a 2018. Foram analisados dados estatísticos preliminares que nos possibilitaram refletir sobre a situação da EJA no estado, tendo em vista o complexo processo que envolve a análise da modalidade para além dos números. Como principais resultados destacam-se: o número inexpressivo de matrículas na EJA no intervalo de três anos nos IFs e uma tendência de queda no número de matrículas na EJA nas Escolas do Campo. O estudo evidenciou que a situação da EJA ainda é marcada pela pouca oferta, diante da imensa demanda potencial. Acrescenta-se o fato que a diminuta oferta foi gradualmente sendo ainda mais
Palavras-chave: EJA; Institutos Federais; Escolas do Campo; Oferta.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1