A presente proposta de pesquisa tem como objetivo compreender o processo de produção da política curricular de Educação em Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental, focalizando as mudanças implementadas com a publicação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) a partir de 2017 (BRASIL, 2017, 2021). Partindo do tema de políticas públicas, propõe-se uma análise do PNLD, tomado como referência para a compreensão de processos de produção da política curricular de ciências. O objeto de pesquisa se configura na imbricação dos discursos que influenciaram o contexto de produção dessas políticas e na perspectiva curricular que o programa apresenta. Tal proposta de estudo ressalta o consenso sobre a importância de análises sobre o PNLD, por seu lugar de destaque enquanto ação de regulação nos programas de governo dentro da política educacional. Dessa forma, entende-se a política do livro didático como indutora e legitimadora de mudanças pedagógicas e curriculares. Destaca-se a influência do PNLD nos processos de construção de conhecimentos e práticas escolares, através da seleção de produções didáticas, representando um relevante campo de disputa no cenário educacional, alvo de negociações e embates sobre a definição dos conhecimentos curriculares legítimos e como parâmetros para as práticas docentes. Para analisar objetivos e hipóteses de pesquisa apresentados neste anteprojeto, é proposta a abordagem qualitativa, que, em diálogo com contextos históricos, viabilize a compreensão de nosso objeto em sua complexidade e dentro dos movimentos que conformam o livro didático enquanto produção cultural. Nesta proposta de pesquisa, mobilizaremos a abordagem do Ciclo de políticas formulada por Stephen Ball e colaboradores (MAINARDES, 2006). Partindo dessas premissas que balizam o projeto, espera-se contribuir para as investigações sobre os processos de produção da política curricular na Educação em Ciências nos anos iniciais da escolaridade.
O Seminário Discente, organizado por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a gerência da Representação Discente do mesmo Programa, é um evento anual que tem como objetivo incentivar a apresentação, discussão e divulgação de atividades científicas, filosóficas e artísticas no campo educacional.
Nesse sentido, nos últimos anos, sempre com apoio do corpo docente do Programa, os estudantes têm se empenhado em trazer para o debate temas que possam contribuir para qualificar a atuação no magistério e nas demais áreas da educação, sejam institucionais ou de movimentos sociais.
Assim, como parte do eminente compromisso institucional pela defesa do progresso do conhecimento científico, dos direitos constitucionais e da democracia, este espaço se destina à divulgação de eventos e publicização de Anais dos Seminários Discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFF.
A cada Seminário Discente há um Template
Acesse aqui o Template do VI Seminário Discente
Comissão Científica do VI Seminário Discente do PPG em Educação/UFF – 2021
Comissão Científica
Responsável
Representação Discente UBUNTU – 2021/2022
E-mails: ppgeduffrd@gmail.com ou seminariodiscenteppgeduff@gmail.com
Universidade Federal Fluminense – UFF
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPG em Educação/UFF
Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ.
CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 08h às 18h
Site Oficial do Evento: https://doity.com.br/celebracao50anos-seminariodiscente
Anais do VI Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
Ano: 2021
ISSN: 2965-0119
Periodicidade: Anual
Editores:
Comissão Organizadora:
Comissão da Cultura
Comissão da Comunicação
Comissão de Logística
Comissão Científica
Anais do I Seminário Discente 2010
Anais do II Seminário Discente 2013 – ISBN: 978-85-8999-406-4
Anais do III Seminário Discente 2016 – ISBN: 978-85-7993-379-0
Anais do IV Seminário Discente 2017 – ISBN: 978-85-7993-539-8
Anais do V Seminário Discente 2018 – ISBN: 978-85-922051-7-1